terça-feira, 25 de dezembro de 2007

5 centímetros por segundo


Acabo de assistir à mais recente animação de Makoto Shinkai, e me sinto bastante inábil com as palavras para descrever as sensações que tal obra me provocou. A animação recebe o título de "Byousoku 5 centimeter" ou "5 centímetros por segundo", que é a velocidade com que uma flor-de-cerejeira (sakura) cai da árvore. Há também um subtítulo "a chain of short stories about their distances" ou "uma corrente de estórias curtas sobre a distância que os separa", e é justamente a distância o ponto comum entre as três estórias curtas que compõe a obra, que têm como personagem principal Tohno Takaki, um garoto que se vê separado da garota que gosta por uma enorme distância.
Adoro o modo como Makoto Shinkai mostra o mundo em suas obras, o céu é sempre tão lindo e profundo que faz com que às vezes me perca apenas a contemplá-lo, esteja ele nublado, claro ou tomado pela neve que cai sem parar, é sempre um espetáculo. Os traços parecem fluir na tela, enquanto a vida passa ao fundo.
Especificamente nessa obra, o autor decidiu tratar de situações cotidianas, mas nem por isso menos problematicas, como, por exemplo, o modo como o tempo passa enquanto se espera uma pessoa querida, ou o modo como é enxergada a pessoa de quem se gosta (deus meu, por vezes a ampulheta me arece o pior instrumento de tortura). Seja através desses ou de outros exemplos, pude perceber um certo amadurecimento no autor, que consegue mostrar os angustiosos momentos que precedem uma declaração de modo primoroso, ou os caminhos alheios a nossa vontade que a vida por vezes parece seguir, dessa vez de modo doloroso.
E minhas palavras soam tão frias ao descreverem algo que me causou tanta comoção, que me parece pouco provável que eu consiga fazer uma justa descrição da obra. Me causa também um certo estremecimento pensar nas palavras de um certo professor meu, que me aconselhou a não recomendar as obras que são alvo de minha estima, já que isso só serve para causar desapontamento. rs E ainda assim, recomendo fortemente todos os trabalhos do senhor Makoto Shinkai, mas essa obra em particular. E quem não gostar que se exploda.

2 comentários:

Jeusa disse...

eu queria muito assisti-lo, mas depois do teu texto fiquei com mais vontade ainda...um dia eu o vejo! bjão

Caio Rodrigues disse...

Vdd...Esse filme é muito bom. Esperamos sempre um final feliz, mas esse é o final que acontece com várias pessoas no mundo todo... Ótimo post e filme perfeito!