domingo, 9 de março de 2008

Maiakovski

“Teu corpo cuidarei e amarei, como o soldado, mutilado de guerra, inútil e sem dono, cuida da única perna”

Tenho que abrir uma certa excessão com relação a apreciação de poesia em uma língua da qual não tenho um mínimo conhecimento pra essa frase do Maiakovski. Adoro essa comparação, é tão forte, tão intensa, tão fantástica. É quinem esse trecho de "Ne me quitte pas"

Laisse-moi devenir
L'ombre de ton ombre
L'ombre de ta main
L'ombre de ton chien
Ne me quite pas

Deixe que eu me torne
A sombra da tua sombra
A sombra da tua mão
A sombra do teu cão
Não me deixes

5 comentários:

Anônimo disse...

... lindo...
é uma comparação realmente fantástica... plena de nuances e significados.

Ne me quitte pas é uma canção maravilhosa, não é?

Gosto muito dela, acho que transmite de uma forma tão dolorosa, visceral, o sentimento de perda, amor, abandono...

"Moi je t'offrirai
Des perles de pluie
Venues de pays
Où il ne pleut pas
Je creuserai la terre
Jusqu'après ma mort
Pour couvrir ton corps
D'or et de lumière
Je ferai un domaine
Où l'amour sera roi
Où l'amour sera loi
Où tu seras reine
Ne me quite pas"


eu te oferecerei as pérolas de chuva de um país que não chove
e cavarei a terra até depois de minha morte, para cobrir teu corpo de ouro e de luz...
Eu farei um reino onde o amor será o rei, onde o amor será a lei e você será a rainha, não me deixes...

c'est très jolie, phantastique, n'est pas?

Orlando Biano disse...

d'accord... rs

Anônimo disse...

rs
qu'est-ce que c'est? Tu ne veux pas bavarder un peu en français?
J'adore le portugais et je crois que il y a des choses que sont bien dit en cette langue... mais français c'est aussi une langue plène de possibilités, d'accord?

Je t'embrasse.
[:)]

Anônimo disse...

"DEDICATÓRIAS



Dedicatórias
sem uísque?
Ora, histórias!
Risque.


Après le Carnaval, quoi faire?
Aimer. Avec toute la tendresse
et même quelque fureur."

Drummond

Orlando Biano disse...

Drummond acho que era chegado numa birita... nunca me esqueci de ele dizer que sua poesia era sua cachaça, achei isso tão fantástico que tomei pra mim, talvez a cachaça, talvez o discurso.
Adoro esse trecho de "poema de sete faces"

"Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo."

Drummond